Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
28-07-2014 | 18:08
Vendas de materiais de construção caem em junho e Abramat culpa feriados da Copa do Mundo
Comercializações de produtos reduziram 11% em comparação a maio e 13,6% em relação a junho de 2013

As vendas de materiais de construção caíram 11% em junho em relação a maio, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Em relação a junho do ano passado, o recuo foi de 13,6%. Já no acumulado do ano, a queda foi de 4,6%, e na comparação com os últimos 12 meses, de 0,9%. No último mês, o nível de emprego na indústria de materiais de construção apresentou queda de 0,4% em relação a maio. No entanto, em relação a junho do ano passado, houve crescimento de 3,2%. O faturamento deflacionado das vendas de materiais básicos apresentou queda de 14,3% em junho em relação ao mês anterior e de 16,7% na comparação com o mesmo período de 2013. Já o faturamento das vendas dos materiais de acabamento registrou recuo de 7,1% sobre o mês de maio e 9,7% na comparação com junho do ano passado. Segundo a Abramat, a queda nas vendas no mês de junho foi motivada pela redução do número de dias úteis devido aos feriados da Copa do Mundo. Para a associação, com a retomada das pequenas obras e reformas que foram adiadas pelas famílias, o segundo semestre pode apresentar recuperação e compensar o resultado negativo do mês. (Kelly Amorim, do Portal PINIweb)