Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
11-07-2018 | 10:21
Transações imobiliárias no Brasil somaram R$ 472 bilhões em um ano
Esse valor refere-se ao período de maio de 2017 e maio de 2018 e foi calculado pela primeira vez pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), que reporta 945,2 mil escrituras públicas no período.

Reprodução

Entre maio do ano passado e maio deste ano foram transacionados R$ 472,6 bilhões em imóveis no Brasil. O número, calculado pela primeira vez pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), reporta 945,2 mil escrituras públicas no período.

No mês de maio foram transacionados no País cerca de 80 mil imóveis, que movimentaram R$ 38 bilhões. Ainda de acordo com o levantamento, São Paulo é o estado que mais transaciona propriedades via escritura pública.

No período foram computadas a lavratura de 23 mil escrituras, ou seja, quase 30% dos atos firmados no País.De acordo com o presidente do CNB/SP, Andrey Guimarães Duarte, em maio, o índice de transações imobiliárias via escritura pública caiu 7,6% no Brasil, passando de 81.168 em abril para 80.748 em maio.

Com o levantamento destes números, Duarte conta que será possível mapear melhor o caminho do mercado imobiliário. “Esta é mais uma ferramenta que os notários disponibilizam à sociedade. Os dados servirão também como informação para o mercado imobiliário e para os demais setores da sociedade civil”, diz.

De acordo com a entidade, na soma de janeiro a maio deste ano foram movimentados R$ 186 bilhões com transações imobiliárias de escritura pública, que é um documento lavrado no cartório de notas, obrigatório para a transferência de bens imóveis de valor superior a 30 salários mínimos.

Paula Cristina, DCI
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso - Intermunicipal