Domingo, 16 de Dezembro de 2018
10-08-2018 | 09:33
Novo valor para compra de imóvel com FGTS deve ser antecipado para setembro
Proposta inicial é que medida entrasse em vigor no próximo ano

Reprodução

BRASÍLIA - O novo valor máximo para compra de imóvel com uso de recursos do FGTS, de R$ 1,5 milhão, deve valer a partir de setembro. A medida foi anunciada pelo governo na semana passada, como parte de um conjunto de ações para incentivar a construção civil, e estava prevista para entrar em vigor em janeiro de 2019. Mas o próprio governo passou a estudar a antecipação da vigência da regra, como revelou O GLOBO.

A medida foi bem recebida pelo mercado, que pediu a antecipação do uso maior do FGTS. Com desemprego elevado e indicadores fracos, o setor da construção civil quer que incentivos entrem em vigor o mais rápido possível. O pedido foi feito ao presidente Michel Temer em reunião nesta quarta-feira.

De acordo com participantes da reunião, Temer pediu a antecipação da medida à equipe econômica, que não teria se oposto. Um dos argumentos é que quem iria comprar imóveis até esse valor agora, com a medida, vai segurar a negociação para janeiro, após a entrada em vigor do limite maior.

Também pesam a favor da aceleração da medida cálculos feitos pelo Conselho Curador do FGTS que apontam impacto de apenas R$ 300 milhões por ano nas contas do Fundo. Para os mutuários, sobretudo da classe média, a elevação do limite será positiva.

Atualmente, o teto do valor do imóvel que pode ser comprado com o Fundo de Garantia está em R$ 950 mil em Minas Gerais, Rio, São Paulo e Distrito Federal, onde esses bens são mais caros. Nas demais localidades, o limite é de R$ 800 mil. A resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) acaba com essa diferença, fixando R$ 1,5 milhão em todos os estados.

A decisão final do governo será tomada até a próxima reunião do CMN, marcada para o fim do mês.

Manoel Ventura, O Globo