Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
29-07-2014 | 11:01
Menos dias úteis afetam vendas da indústria
Na comparação com o mesmo mês de 2013 houve queda de 13,6%

Os dados de estudos da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) apontam queda de 11% nas vendas comparadas ao mês anterior (maio 2014). Na comparação com o mesmo mês de 2013 houve queda de 13,6%. O acumulado 1º semestre teve queda de 4,6% e dos últimos doze meses retração de 0,9%.

“O déficit está associado, em boa parte, à redução do número de dias úteis devido aos feriados da Copa do Mundo. Consequente houve redução das atividades no setor. Outro fator é comportamento do consumidor, que reduziu o ritmo de reformas e compras no varejo”, afirma Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

O executivo acrescenta que para o segundo semestre espera-se uma recuperação e compensação do resultado negativo de junho, com retomada das pequenas obras e reformas que foram adiadas pelas famílias e à melhoria no segmento imobiliário, que apresentou elevação das vendas em final de 2013. “Tendo em vista os resultados acumulados neste primeiro semestre, a previsão de resultado para o ano de 2014, foi revisada para baixo e agora aponta para um crescimento de 2% em relação ao ano passado”, completa Cover.

Os números do estudo da ABRAMAT indicam também que os empregos na indústria tiveram crescimento de 3,2% em relação a junho de 2013. Já em comparação ao mês anterior houve queda de -0,4%.

Sobre a ABRAMAT

Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil.

A entidade conta atualmente com 50 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade sócio-ambiental dos agentes do setor. (Segs.com)