Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
27-06-2008 | 10:44
Mangabeira veta divulgação de índices

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) anunciou hoje (26) que só divulgará estimativas de inflação “quando for conveniente” e ainda no início de todo o ano. As informações são do coordenador do grupo de Análise e Previsões do Ipea, Miguel Bruno.Segundo ele, a orientação para que o Ipea não divulge mais a projeção do índice de inflação a cada três meses, como era feito, veio da Presidência da República e do Núcleo de Assuntos Estratégicos, coordenado pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Antes, a taxa era divulgada na Carta de Conjuntura. No documento divulgado hoje, o Ipea mantém a variável de inflação projetada, em março, para 2008, entre 4,3% e 5%. “As previsões na visão atual são muito mais insumos de longo prazo”, disse Bruno.

Segundo ele, a mudança indica uma nova estratégia do órgão que quer destacar, a partir de agora, análises estruturais do crescimento econômico. “A questão é como explicitar variáveis estruturais para inferir dinâmicas de longo prazo para o desenvolvimento e não para carteira de ativos”, disse Miguel Bruno, em referência ao mercado financeiro.

“Não que isso não seja importante, mas não se desenvolve um país olhando a renda financeira e, sim, a agricultura, a indústria e o PIB [Produto Interno Bruto] dos setores produtivos, por exemplo”, acrescentou. Segundo o coordenador de Análise e Previsões do Ipea, a medida não indica falta de transparência.

Bruno enfatizou que o fato de deixar de divulgar a projeção trimestralmente não significa que o Ipea não trabalhe com variáveis mais recentes. “Os números existem, mas não é mais conveniente divulgá-los. Não alimentaremos mais projeções de inflação a todo instante.”

O Ipea, que antes era subordinado ao Ministério do Planejamento, responde agora à secretaria de Assuntos Estratégicos.

Fonte: Mídia News