Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
01-09-2009 | 09:46
Maggi conhece obras para Copa na África
Comitiva do governador Blairo Maggi se dividiu em dois grupos para ter a oportunidade de conhecer melhor a estrutura que está sendo construída

O governador Blairo Maggi (PR) e comitiva de secretários, técnicos e empresários, em visita oficial à África, se reuniram com o presidente nacional do Comitê Organizador da Copa do Mundo da África do Sul, Danny Jordaan. O objetivo da viagem é ver de perto a gestão do Mundial e a execução de projetos de infraestrutura envolvendo a nova edição do evento, que acontece em 2010. Eles também conheceram a principal obra que é a construção do estádio Soccer Cier.

A comitiva também se reuniu com o ministro do Turismo daquele país, Marthinus van Schalkwyk, que avaliou a visita dos representantes de Mato Grosso como estratégica. Estádios também foram visitados por membros do grupo ontem. A comitiva se dividiu ontem em grupos temáticos, com o objetivo de percorrer locais e analisar detalhes específicos dos empreendimentos executados na África do Sul.

Em paralelo à viagem oficial, o governo do Estado protocolou ontem, no prazo final determinado pela Fifa, o projeto básico de arquitetura e engenharia do novo Estádio do Verdão. O projeto foi entregue ao Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro, e é uma das exigências impostas às 12 subsedes brasileiras do futuro mundial.

De acordo com informações divulgadas pelo governo, foi divulgado ontem, no Diário Oficial do Estado, o aviso de concorrência para licitação para construção do estádio. A Fifa estabelecia que esses dois procedimentos – a entrega do projeto e o aviso de licitação – fossem concluídos até o dia 31 de agosto.

O projeto do novo Verdão foi realizado pela GCP Arquitetos, num contrato no valor de R$ 14 milhões, feito com dispensa de licitação. Já as licitações serão reservadas a quem executará a obra. Em paralelo, o governo estadual também renovou o contrato com a Deloitte Consultoria, especializada no auxílio da condução de grandes eventos esportivos. O contrato da empresa com o Estado, no total de R$ 4,2 milhões, é válido pelo período de um ano.

O primeiro projeto do estádio apresentado para o comitê organizador da Fifa, ainda na fase de escolha das cidades que seriam escolhidas como subsedes da Copa, custou para o Executivo estadual R$ 500 mil, feito pelo escritório Castro Mello, especializado em complexos esportivos.

Fonte: Diário de Cuiabá