Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
22-02-2019 | 11:48
Fiemt é favorável a reforma

Assessoria de Comunicação/Fiemt

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, foi entrevistado no quadro Papo das 6h, no Bom dia Mato Grosso nesta sexta-feira (22). Ele falou sobre a situação das indústrias no estado, os investimentos e expectativas.

Gustavo Oliveira disse que é a favor da Reforma da Previdência e elogiou o atual governo federal.

“Essas reformas são fundamentais no setor público para que ele saia da crise e cresça mais. Esse O governo federal atual tem uma visão diferente. O governo passado não enviou recursos aos estados, pelo contrário, os estados perderam recursos como saúde e educação. Quase não teve investimento”, comentou.
Ele também falou sobre o impacto das medidas do governo no estado na economia em Mato Grosso.

No primeiro mês de gestão, o governador Mauro Mendes (DEM) assinou decreto de calamidade financeira, exonerações e teve aprovação de 'pacotão' de projetos.

“O decreto de calamidade financeira muda as regras de aplicação de recurso público, mas ele não resolve o principal problema que é a falta de dinheiro. Como é que o governo consegue mais dinheiro? Só de uma maneira: estimulando o desenvolvimento da economia. Não dá para esperar FEX ou ficar de pires na União”, criticou.

Gustavo lembrou que o setor da indústria é o que mais paga impostos no estado: 40% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vem da indústria, energia elétrica e combustíveis.

“É preciso entender que a capacidade da indústria, de pagar mais imposto e mais carga tributária, ela não existe. O que a gente pode fazer é desenvolver mais indústria e com isso recolher mais impostos. Alguns setores têm um cenário mais promissor”, finalizou.

FolhaMax