Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
16-06-2008 | 12:27
Construção civil cria 152 mil novas vagas no quadrimestre
A indústria da construção civil contratou 152,4 mil novos trabalhadores em todo o país no primeiro quadrimestre de 2008, segundo levantamento do SindusCon-SP e da FGV Projetos. No ano, o aumento é de 8,3%.

Em abril, foram empregados 38,6 mil novos funcionários, uma variação positiva de 2% ante o mês anterior, o que elevou o estoque de mão-de-obra da construção civil para 1,987 milhão, o maior desde 1995, quando o estudo teve a metodologia atualizada. Já nos últimos 12 meses encerrados em abril, a alta é de 16,6%.

No Estado de São Paulo, foram criadas 48,9 mil vagas no quadrimestre, um aumento de 9,4% no total de trabalhadores da construção civil paulista. Com isso, o estoque de mão-de-obra do setor no Estado atingiu o patamar de 565 mil empregados com carteira registrada. Nos últimos 12 meses encerrados em abril, mês em que foram geradas 11,6 mil vagas, a alta do índice é de 21,3%.

Na Capital paulista, o avanço do índice nos quatro primeiros meses do ano foi de 9,7%, com a criação de 24,1 mil postos de trabalho. Em abril, foram contratados 6,6 mil funcionários, uma alta de 2,5% sobre março. Já nos últimos 12 meses, o crescimento chega a 25%. Com isso, o estoque de mão-de-obra da construção civil no município de São Paulo atingiu o patamar de 271,4 mil empregados com carteira registrada.

Regiões do Brasil – Com resultados positivos em todas as regiões do país, a maior variação mensal percentual do nível de emprego na construção civil foi no Centro-Oeste, que registrou alta de 3,2% em abril (+4,8 mil trabalhadores), comparado a março. Já na Região Sudeste, o crescimento foi de 2,3%, ou 25.445 vagas a mais.

No Sul, as 5,1 mil vagas geradas em abril representaram avanço de 1,9% e, no Nordeste, foram contratados 1,9 mil trabalhadores, o equivalente ao aumento de 0,5% - ambos na base de comparação mensal referente a março.

Mas o principal destaque positivo de abril ficou por conta do Norte, que após três meses de perdas voltou a apresentar crescimento e teve 1,3% de alta no índice, o que representou para a região 1,2 novas vagas na construção civil.

Fonte: Sinduscon SP