Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
05-08-2016 | 09:11
ABNT reinstala comissão de estudos da norma de inspeção predial suspensa em 2014
Previsão é de que texto entre em consulta nacional até o fim do ano. Próxima reunião será em setembro

Sinduscon/MG

O Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB-002), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), reinstalou na última segunda-feira (1º) a comissão de estudos para a elaboração da norma de inspeção predial. O grupo será coordenado pelo professor Luiz Carlos da Silva Pinto, diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O secretário será o engenheiro Antonio Carlos Dolacio, sócio da Associados CLD Engenharia e representante do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape).

O encontro contou com cerca de 60 profissionais de construtoras, empresas de projeto, perícia e consultoras, de diversos estados brasileiros. Estavam presentes, também, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, e do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Julio Timerman.

Na ocasião, foi apresentada uma síntese do trabalho realizado e a sua relação com o texto-base original. O coordenador da comissão sugeriu que a condução dos trabalhos ocorresse de forma sistemática, por meio de sugestões em formulários padronizados, a serem enviados previamente à coordenação. Assim, será definido um calendário de reuniões, com a meta de finalizar o texto para envio à consulta nacional até o fim de 2016.

O material já está disponível a todos os participantes da reunião, sendo o próximo encontro marcado para setembro.

A comissão da norma havia sido suspensa em 2014, devido à falta de clareza dos objetivos e a divergências sobre a abordagem a ser adotada para o método de inspeção. O Programa Edificação + Segura, então, solicitou um workshop de alinhamento conceitual sobre o tema, que foi realizado em novembro daquele ano.

A partir do que foi decidido ali, foram realizadas diversas reuniões nos anos de 2015 e 2016, com representantes das principais entidades do setor. No último dia 20 de julho, foi encaminhado um novo texto-base à ABNT, com o objetivo de harmonização das diferenças conceituais entre as entidades.

Os interessados em participar da Comissão de Estudos devem entrar em contato com Rose de Lima, pelo e-mail [email protected]

Luísa Cortés, do Portal PINIweb