Olá, seja bem-vindo (a)!
Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
NOTÍCIAS
CLIPPING

16-12-2015 | 11:05
Prefeitura de Cuiab√° fiscaliza irregularidades e far√° recadastramento de comerciantes
Na pr√≥xima semana, o munic√≠pio iniciar√° o recadastramento dos comerciantes origin√°rios ou ocupantes de espa√ßos p√ļblicos dentro do mercado e quem n√£o o fizer perder√° a licen√ßa para permanecer no local

A Prefeitura de Cuiabá está fiscalizando a atuação dos comerciantes do Mercado Municipal Central Miguel Sutil, localizado entre a Avenida Isaac Póvoas e a Rua Joaquim Murtinho. O trabalho foi iniciado após denúncias de irregularidades como a venda de bebida alcoólica, presença de menores, prática de jogos de azar e cobrança indevida de estacionamento.

Na próxima semana, o município iniciará o recadastramento dos comerciantes originários ou ocupantes de espaços públicos dentro do mercado e quem não o fizer perderá a licença para permanecer no local.  As medidas estão sendo adotadas em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública e foram oficializadas por meio da portaria Nº 022/2015, com publicação no Diário Oficial de Contas desta terça-feira (15).

“Recebemos várias denúncias e estamos acompanhando de perto para evitar problemas maiores. De imediato, determinamos que o horário das atividades internas do mercado seja encerrado às 19h”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.

Conforme o decreto, a não apresentação dos documentos solicitados enseja a paralisação imediata das atividades. O prazo para apresentação das justificativas junto à secretaria responsável será de 10 dias após a autuação.

Os comerciantes que possuírem autorização para o exercício de atividades nas dependências do Mercado Municipal Central ficam determinantemente proibidos de vender bebidas alcoólicas para uso local sob pena de perda definitiva do alvará ou licença que por ventura possua.

Eles devem ainda responder ao levantamento realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, através de seus fiscais, sobre atividades desenvolvidas e apresentar as licenças ou os respectivos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos. No Mercado Municipal funcionam açougues, lanchonetes, lojas de utensílios domésticos, farmácias e chaveiro.

Revitalização

Para mudar o atual cenário do mercado, que já não atende sua função pública e social, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), elaborou um projeto de revitalização, porém o município busca recursos para a execução. Conforme o projeto arquitetônico, a restauração compreende melhorias na circulação de veículos, implantação de rampas, elevadores, sala de cinema, restaurantes, marquise, depósito, câmara fria, floreira, banheiros e acesso de carga e descarga.

Evelyn Ribeiro, Secom-Cuiab√°
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso - Sinduscon-MT
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo
Centro Sindical do Sistema FIEMT - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Tel.: (65) 3627-3020
Anuncie - Política de Privacidade
2014 -Todos os Direitos Reservados
V3 Agência Web