O Governo do Estado deu a largada para a construção da Área Multiuso do Estádio José Fragelli, o "Verdão", com a abertura do edital de licitação nº. 017/2009, modalidade Concorrência Pública.
O certame, que será realizado no dia 13 de novembro, às 14h30, na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), tem como objetivo contratar a empresa que irá executar as obras de construção do novo estádio, após Cuiabá ter sido escolhida como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.
O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do último de 28 e informa que os projetos básicos, bem como edital completo, estarão à disposição das empresas interessadas, a partir do dia 24 de setembro.
A publicação atende ao cronograma da Fifa, que previa que o edital fosse lançado até 31 de agosto. As obras devem ser iniciadas em fevereiro de 2010, e a conclusão deve ocorrer em dezembro de 2012.
O projeto básico, orçado no valor de R$ 14 milhões, está sendo confeccionado pela empresa GCP Arquitetos, contratada pelo Governo com dispensa de licitação. O Estado alegou falta de tempo para apresentar a proposta à Fifa.
No último dia 20, durante o 2º Seminário das Cidades-Sede da Copa de 2014, no Rio Janeiro, foi feita a apresentação oficial do projeto à Fifa. A entidade propôs algumas mudanças, em sua maioria, técnicas, e o projeto final deverá ser apresentado no final deste mês.
A empreiteira vencedora irá receber o projeto completo, envolvendo 52 tópicos de sua estrutura, que vão desde vão desde a iluminação do estádio à estrutura arquitetônica. A empresa irá executar as obras seguindo o manual que já está sendo preparado pela GCP, e gerir os recursos de R$ 430 milhões, provenientes do Governo Estadual e da iniciativa privada.
4º melhor do país
Em uma pesquisa-enquete realizada pelo Portal Copa 2014, o projeto do novo estádio Verdão aparece como o quarto melhor, na preferência dos internautas. A proposta da nova arena de Cuiabá foi uma das surpresas da eleição do site, só ficando atrás das reformas previstas para os estádios Beira-Rio (RS), Arena das Dunas (RN) e Morumbi (SP).
Audiência Pública
O Governo Estadual realizou, no início do mês de agosto, uma audiência pública para a apresentação do processo de construção da arena multiuso do Verdão. Outra audiência pública realizada foi realizada no último dia 25, para debater o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da construção do estádio.
Ambos os eventos fazem parte do processo de preparação do projeto básico de engenharia - atendendo às especificações da Fifa - e de obtenção dos licenciamentos necessários para o início das obras.
Fonte: Mídia News